
A procura pela casa própria tem crescido em São José do Rio Preto (SP).
De acordo com especialistas em mercado imobiliário, a tendência é um reflexo dos juros mais baixos e das condições facilitadas oferecidas por construtoras.
A prova do crescimento é a quantidade de novos lançamentos na cidade. Um levantamento feito pelo Sindicato da Habitação (Secovi-SP) apontou que entre janeiro e junho deste ano, 2.441 imóveis foram lançados em Rio Preto, número que representa um aumento de 41% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em uma construtora do município, quase 500 unidades já foram lançadas este ano e pelo menos mais 400 serão colocadas à venda até dezembro.
De acordo com Ricardo Carreto, gestor comercial da empresa, o aquecimento do mercado imobiliário deve-se pelas condições de compra.
“A Caixa Econômica reduziu um pouco as taxas e ofereceu facilidade para comprar. Às vezes a pessoa nem sabe que pode comprar um imóvel, aí o programa ‘Casa Verde e Amarela’ facilita muito, porque tem subsídio, e as próprias construtoras têm entradas facilitadas”, explica.
Em outra construtora que também tem empreendimentos em Rio Preto, foram 1,5 mil unidades lançadas só este ano.
De acordo com o diretor de relações institucionais, o investimento foi de mais de R$ 200 milhões e gerou três mil empregos diretos e indiretos.
“Muito provavelmente, em razão da velocidade de venda além do esperado, novas oportunidades ainda surgirão para o ano de 2021”, diz Fred Escobar.
Thiago Ribeiro, diretor regional do Secovi, afirma que esses novos lançamentos movimentaram quase R$ 590 milhões, 34% a mais se comparado ao mesmo período de 2020.
“A demanda aumentou muito devido à crise econômica que a gente passou nos últimos anos. Teve uma demanda reprimida, essa necessidade de mudança e o aumento de lançamentos por conta da demanda”, explica.
“Muito se deve também às mudanças provocadas pela pandemia, com as pessoas buscando maior espaço, qualidade de vida. A gente tem recentemente os juros mais baixos da história do mercado imobiliário. Isso torna muito atrativo para quem quer comprar um imóvel no momento.”