
Mais do que comprar casas, o consórcio de imóveis em São José do Rio Preto pode ser usado para reformas, construções e compras de terreno que podem ter retorno para o cliente.
O consórcio vem sendo uma das formas mais utilizadas para comprar imóveis novos e usados em todo Brasil.
Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), neste ano já foram registradas mais de 1,3 milhão cotas de imóveis ativas em todo país.
Segundo um relatório de abril, 20% destes clientes utilizaram esta modalidade de forma diferente do habitual, principalmente para a compra de terrenos, construções e reformas.
Leia também: Quais são os apartamentos em São José do Rio Preto para comprar em 2023?
Luciano Farias, diretor de uma empresa representante de consórcios de São José do Rio Preto (SP), explica que a principal procura é para investimento.
“O aumento tem relação na compra de terrenos em condomínios e também para construção de imóveis comerciais, que são uma ótima opção para investimento e aumento de capital”.
Atualmente, o consórcio de imóveis se destaca do financiamento por não ter juros, apenas taxas fixas anuais e pelo planejamento em relação a contemplações, cada vez mais facilitadas por conta de lances e sorteios determinados pelas administradoras.
O valor disponibilizado pode ser usado de forma diferente com uma mesma carta de crédito. Ou seja, além da aquisição, o valor pode ser usado para reformas ou construções.
“Alguns utilizam a modalidade para compra de terrenos comerciais e usam parte do valor para construção de salas e galpões que viram um investimento para o dinheiro, visto que o valor da locação pode ser duas vezes mais que a parcela que a cliente paga”.
Leia também: Financiamento imobiliário em Rio Preto: como pagar 30 anos em 15 anos
As regras apenas se diferenciam na forma de utilização. Por exemplo, quando um cliente quer utilizar a contemplação para construção, o valor é disponibilizado aos poucos, de acordo com a evolução da obra.
Com o consórcio de imóveis também é possível utilizar o FGTS para pagar as parcelas quando se é contemplado.