
Para alugar um imóvel em Rio Preto você vai ter de fazer mais do que pagar aluguel, prepare-se para desembolsar um valor de caução como garantia.
Quando se trata de alugar, existem custos que todos conhecem. Isso inclui taxas de documentos, mudança, aluguel do primeiro e último mês, ligação nova de luz e assim por diante. Em particular, o caução é uma grande despesa que é padrão para quem assina um contrato de aluguel.
O termo “caução” é bastante vago, portanto, muitos locatários não sabem ao certo para que serve. Para muitas pessoas, parece uma forma de a imobiliária ou proprietário extrair ainda mais dinheiro de um locatário!
O que é um caução de aluguel?
O aluguel com garantia de caução em Rio Preto é uma quantia fixa de dinheiro que um inquilino paga a uma imobiliária ou proprietário antes de se mudar. Essencialmente, é como um seguro para proteger o imóvel contra danos e inadimplência. O valor do calção varia de acordo com a cidade e imóvel. Assim, o pagamento pode ser entre 1 a 3 meses de aluguel ou outra taxa fixa definida pela imobiliária ou proprietário.
Está garantia é retido pelo administrador dos imóveis em São José do Rio Preto durante a duração do contrato de aluguel. Na verdade, a lei do inquilinato determina que o caução deve ficar em uma conta poupança. No final do contrato de locação, o administrador devolve o valor ao inquilino, em parte ou na totalidade, após uma inspeção do imóvel e verificação de débitos pendentes. Ou o administrador pode retê-lo para cobrir danos ou dívidas, e após sana-los devolverá o valor restante ao inquilino. Então, você pode não receber todo o caução de aluguel, mas parte dele.
Leia também: Aluguel, compra ou venda de imóvel em Rio Preto: saiba o que fazer ao assinar ou desfazer um contrato
Quando devo pagar o caução de aluguel?
O caução é inteiramente pago quando você assina o contrato de locação. Os inquilinos podem pagar via depósito ou transferência bancária ou dinheiro em espécie.
Qual o valor do caução de aluguel?
Em geral, o valor da caução será o equivalente entre 1 a 3 meses, mas em algumas situações especificas até mais de 3 meses. Por exemplo, se o seu aluguel mensal for de R$1.000,00 o administrador pode solicitar até R$3.000,00 em pagamento de calção.
O Score Bancário e mais atualmente o Cadastro Positivo também pode afetar o quanto você precisa pagar de calção. Baixas pontuações de score podem se converter em uma quantidade maior de meses de calção. Um inquilino em potencial com histórico sólido de empregos e renda também podem influenciar no valor de garantia.
Por que as imobiliárias e proprietários cobram caução?
Embora nem todos os proprietários aceitem calção, essa modalidade de garantia é bastante constante no mercado. O aluguel de imóveis é um negócio arriscado, então isso ajuda os proprietários a reduzir os riscos.
Os proprietários de imóveis cobram calção como uma salvaguarda financeira para proteger suas propriedades de danos, dívidas ou outras ações prejudiciais ao imóvel. Aqui estão alguns exemplos do que um caução cobriria.
O que o administrador faz com o calção durante o contrato de locação?
Durante o contrato, o calção é administrado pela imobiliária ou proprietário e segundo a Lei do Inquilinato:
§ 2º A caução em dinheiro, que não poderá exceder o equivalente a três meses de aluguel, será depositada em caderneta de poupança, autorizada, pelo Poder Público e por ele regulamentada, revertendo em benefício do locatário todas as vantagens dela decorrentes por ocasião do levantamento da soma respectiva.
Quanto tempo levará para eu receber o calção de volta?
Isso pode variar de acordo com o administrador ou contrato de locação, mas a maioria estipula que o administrador devolva o calção em até 60 dias o inquilino desocupar o imóvel e o administrador realizar a vistoria e aprovar o fim do contrato. Além disso, preste atenção em como a imobiliária ou proprietário devolverá o valor do calção.
Se você não está recebendo uma parte ou todo o calção de volta, o administrador deverá fornecer uma explicação por escrito detalhando o motivo, incluindo uma lista detalhada de deduções. Em alguns casos eles ainda precisam fornecer recibos detalhando os reparos.
Leia também: Migração contribui para o aumento no número de vendas e locações de imóveis em Rio Preto
Existem alternativas ao caução de aluguel?
Felizmente, as imobiliárias em Rio Preto oferecem algumas opções atuais ao caução que custam menos e são mais eficientes e onerosas para todos os envolvidos.
Há imobiliárias em Rio Preto que aceitam caução?
Sim, muitas imobiliárias em Rio Preto aceitam a modalidade de calção como garantia locatícia de imóveis. No entanto o locatário pode analisar outras alternativas ao calção como seguro fiança, título de capitalização ou fiador, alternativas que podem ser menos onerosas ou burocráticas ao contrato de locação.